segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pressão

Atualmente eu e a enorme maioria dos meus amigos vivemos um ano de expectativas, de sonhos, de pressões. O vestibular é tudo isso e muito mais! Além da pressão normal por notas na escola, ainda temos aquela "especial" que é "entrar na universidade."

Não vou ser hipócrita ao ponto de dizer "Ui eu sou Budista. Ui eu vivo o Dharma. Não me preocupo pois sei que devo viver o Caminho do Meio e vestibular não é tudo no mundo. Om Mani Padme Hum!"


Eu sinto medo. E raiva. E mais medo.

Medo de não passar, raiva por não existirem muitas vagas em instituições de ensino públicas de qualidade no Brasil, e mais medo de não passar.


Pressão. É isso que eu me sinto.


É tanta presão por estudo e resultados que eu tive que apelar pra Física para tentar entender isso!


Lembram-se que Pressão é Força dividido pela Área?


P = F
     A


Em termos meramente físicos, a Pressão aplicada sobre um ponto é a razão entre a Força aplicada nele e a Área em que essa força foi aplicada. Ou seja, a Pressão é "diretamente proporcional" à Força e "inversamente proporcional" à Área. Blá, blá blá... Isso significa dizer se eu tenho um um corpo que está sob ação de uma Força constante, ele só sofrerá menos Pressão se tiver maior Área.


Na minha vida:


A "Força" no caso são minhas responsabilidades inevitáveis: os deveres e metas que eu devo cumprir (horas de estudo, projetos, exercícios, escolha da carreira...) e a Área é o "quanto de mim" está afim de fazer isso tudo. Na fórmula:


P = Responsabilidades
           Vontade 


O raciocínio é simples: as Responsabilidades são grandes sim. Enormes. Se eu quiser diminuir a Pressão tenho que aumentar a Vontade. (Pra diminuir a Pressão tem que aumentar a Área, lembram?)


Mas por que é tão difícil aumentar a votade? Por que eu não consigo simplesmente dizer a mim mesmo "Amanhã você vai acordar uhul e ir pra escola uhul estudar uhul chegar em casa e uhul estudar ate a hora de dormir pra uhul passar no vestibular!!!"


O problema não é passar no vestibular. Aquilo é uma prova com algumas questões sobe alguns temas. Isso é relativamente simples. (Não disse que é fácil, mas que é um conceito bem simples!).


O problema é o que passar naquele exame significa! Responsabilidades, uma carreira profissional, o Ensino Superior, possivelmente morar sozinho em outra cidade...


Ao sentar-se para responder a um simples caderno de questões, todo esse universo vem à tona e, pronto, anuncia-se o desastre. E digo isso sem mesmo ter passado por esta experiencia, isto é, basendo-me em expectativas e conversas com outras pessoas!


Também conversando com alguns colegas mais velhos, percebi que o "não passar" ainda é pior. Significa que "não sou bom o suficiente para alcançar este mundo com o qual tanto sonho e luto para alcançar". Isso dói. Muito.


Meu Deus! Como diminuir toda essa essa pressão?

P = F , lembram?
      A


Se eu quero diminuir a Pressão e a Força é enorme, só me resta aumentar a Área. Se eu quero diminuir a Pressão com tantas Responsabilidades, só me resta aumentar minha Vontade de assumir isso.


Só me resta aceitar.
 - e isso não é fácil.

Sim, eu estou entrando na vida adulta. Sim, eu vou ter que tomar decisões sozinho. Sim, eu vou ter que me mudar para outra cidade. Sim, se eu não passar terei que buscar uma outra alternativa por mim mesmo (trabalhar, cursinho, virar hippie...). Sim. A vida é assim.


Só nos resta aceitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário